top of page
Ementa Minicursos
Título do Minicurso: Evolução do Comportamento Humano
Palestrante:
Prof. Erasto Villa Branco Junior - (Depto de Genética - UFPR)
Ementa:
No minicurso serão abordadas as bases evolutivas do comportamento humano e discutidos exemplos da área da sexualidade humana como o ciúme, a formação de pares, a traição, a violência, a criminalidade e outros assuntos correlacionados. A Biologia Evolutiva do comportamento humano explica muito de atitudes humanas que são tidas como absurdas, inexplicáveis ou contraditórias, mas que são como são pelos fundamentos de que são provenientes. Muitos erros são cometidos ao serem dadas explicações pueris e infundadas ou soluções ineficazes para problemas por simples falta de conhecimentos básicos da Biologia de nosso comportamento.
Título do Minicurso: Geração e manutenção da diversidade dos genes HLA
Palestrante:
Profa. Dra. Liana Alves de Oliveira - (UniBrasil e Instituto de Pesquisa Pelé Pequeno Príncipe)
Ementa:
Os genes HLA são os mais polimórficos do genoma humano. Esta diversidade se relaciona com sua função no sistema imune e tem implicações na histocompatibilidade. A existência e manutenção desta diversidade é possível por conta da ação de mecanismos evolutivos. Neste minicurso, serão abordados processos moleculares de geração de alelos, como a conversão gênica, e formas de seleção natural diversificadora, que mantém a diversidade nas populações.
Título do Minicurso: Evolução e adaptação de genomas: origem de novos genes, redes regulatórias e funções
Palestrante:
Dra. Adriana Ludwig - (ICC - Fiocruz)
Ementa:
No minicurso serão abordados:
-
Especulações sobre origem da vida e dos primeiros genomas e origem dos íntrons.
-
Origem de novos genes por duplicação gênica e destino de genes duplicados.
-
Duplicação de genomas e sua importância na evolução dos genomas eucariotos.
-
Origem de genes por fusão ou fissão gênica, exonização.
-
Origem de novo de genes como fonte de genes órfãos. Única explicação?
-
Impacto da transferência horizontal de genes na evolução do genoma em bactérias e em eucariotos.
-
DNA não-codificador e suas implicações.
-
Rearranjos de domínios na evolução da multicelularidade – exaptação de domínios.
-
Impacto dos elementos de transposição na evolução dos genomas.
-
Plasticidade genômica.
Título do Minicurso: Análises de diversificação e biogeografia com base em filogenias
Palestrante:
Prof. Dr. Marcelo Reginato - ((Depto de Botânica - UFRGS)
Ementa:
A investigação de vários processos evolutivos relacionados à geração e manutenção da biodiversidade, tais como adaptação radiativa, evolução fenotípica, especiação e migração, inexoravelmente precisam ser avaliados em um contexto biogeográfico, filogenético e comparado. Na última década presenciamos grandes desenvolvimentos metodológicos e acúmulo de dados, onde filogenias cada vez maiores e dados fenotípicos, ecológicos e de distribuição para um número maior de espécies, passaram a estar disponíveis, porém a utilização deles muitas vezes é restringida por limitações de bioinformática. Neste minicurso será apresentada uma introdução aos principais métodos e análises dentro desta perspectiva. O minicurso terá atividades teóricas e práticas (no computador) onde as análises serão exemplificadas. A maior parte das atividades será feita no programa R. Logo, alunos já familiarizados com esta linguagem tenderão a aproveitar melhor o curso. Dentre alguns
métodos que serão abordados, destacam-se: métodos biogeográficos de padrão e eventos (BioGeoBEARS); análises de diversificação: especiação, extinção, diversificação dependente de fenótipo e geografia (BAMM, HiSSE, GeoHiSSE).
Para esse minicurso serão disponibilizadas 15 vagas, será necessário trazer notebook com o programa RStudio instalado.
Título do Minicurso: Métodos comparativos em evolução
Palestrante:
Prof. Dr. Maurício Osvaldo Moura - (Depto de Zoologia - UFPR)
Ementa:
A ideia básica do curso é demonstrar uma visão geral da lógica da utilização de métodos que permitem estudar evolução em escalas de tempo maiores, usando filogenias. A princípio serão tratados os modelos de evolução de caracteres discretos e contínuos.
Título do Minicurso: Delimitação de espécies na era genômica
Palestrante:
Prof. Dr. Fabrícius M. C. B. Domingos - (Depto de Zoologia - UFPR)
Ementa:
Neste curso, abordaremos diversos conteúdos teóricos e práticos acerca da delimitação de espécies no atual cenário científico mundial. Algumas questões abordadas serão: o que são espécies, e quais conceitos de espécies são ainda adequados no século XXI? Como os novos desenvolvimentos de métodos estatísticos e computacionais, aliados às modernas técnicas de sequenciamento de DNA em escala genômica podem contribuir para a conceituação e delimitação de espécies? Qual o papel dos dados tradicionais (morfológicos e ecológicos) na delimitação de espécies atualmente? Discutiremos também exemplos de como tais metodologias podem contribuir para investigar a biodiversidade na crise conservacionista que vivemos atualmente. Finalmente, os estudantes terão também a oportunidade de utilizar programas computacionais modernos para realizar análises coalescentes de delimitação de espécies.
Título do Minicurso: Epigenética evolutiva
Profa. Dra. Angelica Beate Winter Boldt - (Depto de Genética - UFPR)
Palestrante:
A Teoria Sintética da Evolução, criada em meados do século XX, foi construída sobre uma noção de hereditariedade que excluía a herança resultante dos efeitos ambientais no desenvolvimento precoce e de experiências dos ancestrais. No entanto, a descoberta de mecanismos moleculares que alteram a expressão gênica de forma transgeracional (variações epigenéticas) está estendendo a síntese evolutiva para além do atual modelo neodarwiniano. Neste minicurso, destacaremos os fatores evolutivos que atuam sobre a herança epigenética, seu custo e importância para adaptação, enfatizando em particular, os efeitos da herança transgeracional epigenética paterna.
Ementa:
Título do Minicurso: Ensino de Biologia Evolutiva em tempos de negação da Ciência
Palestrante:
Profa. Dra. Lupe Furtado Alle - (Depto de Genética - UFPR)
No curso: “Ensino de Biologia Evolutiva em tempos de negação da Ciência” serão discutidas propostas de solução e de reflexão para as seguintes questões: Como, podemos diminuir a distância entre a Ciência e as pessoas? Como a Escola e a Universidade podem combater os crescentes movimentos de negação da Ciência e, especialmente, de negação à Biologia Evolutiva? Como proporcionar situações de aprendizagem de Biologia Evolutiva que favoreçam o desenvolvimento crítico, reflexivo, criativo e ativo, importantes para a aquisição de habilidades e competências, em detrimento da memorização de informações que não extrapola os muros da escola?
Ementa:
bottom of page